Agora
Mundo

EUA reconhecem 8 tentativas de suicídio em porta-aviões no Oriente Médio

EUA reconhecem oito tentativas de suicídio entre militares ligados ao porta-aviões USS Abraham Lincoln no Oriente Médio.

Compartilhar: WhatsApp Facebook LinkedIn
USS Abraham Lincoln
Foto: U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Clint Davis/Wikimedia Commons (Public domain)

Casos ocorreram durante o longo destacamento do USS Abraham Lincoln, enviado à região em apoio à ofensiva contra o Irã.

O governo dos Estados Unidos reconheceu oito tentativas de suicídio entre militares ligados ao porta-aviões USS Abraham Lincoln durante o destacamento prolongado da embarcação no Oriente Médio. A informação foi dada pelo secretário encarregado da Marinha, Hung Cao, em resposta à senadora democrata Kirsten Gillibrand, segundo carta obtida pela agência AFP.

Os casos envolveram tripulantes do navio e integrantes das aeronaves e embarcações que o acompanhavam. De acordo com Cao, não houve suicídios a bordo durante a missão, que foi estendida após o grupo deixar San Diego e ser redirecionado para apoiar a ofensiva dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã.

Casos relatados pela Marinha

Na carta, o secretário relatou que um marinheiro caiu no mar no início de agosto, foi resgatado rapidamente e retirado do navio. Outro militar tentou se lançar ao mar em março, mas foi impedido por colegas e retornou ao porto de origem.

Segundo Cao, a estrutura disponível no porta-aviões incluía cinco capelães, um psicólogo, um assistente social e um cão de apoio emocional. A manifestação do governo ocorre depois de parlamentares e famílias de militares alertarem, em agosto, para problemas de saúde mental na tripulação.

Missão foi prolongada

O USS Abraham Lincoln deixou San Diego em 21 de novembro de 2025 para uma missão no mar do Sul da China. Em 28 de fevereiro, o porta-aviões foi deslocado ao Oriente Médio, em meio à ofensiva conjunta americana e israelense contra o Irã.

InfográficoCronologia do destacamento

Datas informadas sobre a missão do USS Abraham Lincoln.

  1. 21 de novembro de 2025Saída de San Diegomissão no mar do Sul da China
  2. 28 de fevereiroRedirecionamentoapoio à ofensiva contra o Irã
  3. começo de setembroEscala na Tailândiaapós 286 dias no mar
Fonte: Marinha dos Estados UnidosRevista Ideal

No começo de setembro, a embarcação fez escala na Tailândia após 286 dias no mar. Em agosto, familiares e parlamentares também citaram escassez de alimentos e condições precárias de higiene. Naquele momento, o presidente Donald Trump rejeitou as denúncias, embora o porta-aviões tenha sido substituído na região no mesmo período.

Onde buscar apoio no Brasil

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional voluntário, gratuito e sigiloso pelo telefone 188 e pelo site cvv.org.br. O Instituto Vita Alere mantém grupos de apoio e materiais para familiares de pessoas com ideação suicida, enquanto a Abrases disponibiliza cartilhas e indicação de grupos de apoio em diferentes regiões do país.

Com informações de redir.folha.com.br.

Foto de capa: U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Clint Davis/Wikimedia Commons (Public domain)

Autor

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. Publica conteúdo em mais de 2.000 sites parceiros e é o responsável pelo Revista Ideal.

Ver publicações do autor →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *