Dados mostram aumento no volume anual de chuva; especialistas apontam limitações na drenagem.
Moradores do Distrito Federal enfrentam alagamentos que dificultam deslocamentos e causam prejuízos durante chuvas fortes. Em março, Kiteria Karoline Alves foi arrastada pela água enquanto pilotava uma moto em Taguatinga e se feriu ao bater em um muro.
O volume anual de chuva medido no DF passou de 981 mm em 2023 para 1.191 mm em 2025, segundo o Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas do DF (Simcurb). Especialistas ouvidos pelo g1 afirmam que os episódios de chuva intensa expõem problemas na infraestrutura usada por quem precisa circular pela capital.
O impacto das chuvas
| Ano | Volume anual de chuva no DF |
|---|---|
| 2023 | 981 mm |
| 2025 | 1.191 mm |
Registros anuais de 2023 e 2025 e variação informada pelo Simcurb
- 981 mmChuva em 2023Volume anual
- 1.191 mmChuva em 2025Volume anual
- 21%Aumento em dois anosVariação informada pelo levantamento
A diferença entre os registros equivale a 21% em dois anos, conforme o Simcurb. O levantamento é elaborado pela Adasa, pelo Ibram, pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Caesb. Além do volume de chuva, o g1 relata episódios intensos que deixam veículos e pedestres presos em áreas alagadas.
Kiteria contou que pessoas tentaram ajudá-la durante o acidente, mas não conseguiram. Ela disse que ainda sente dores no pé e que levou seis meses para voltar a subir em uma moto. O relato mostra que os efeitos de um alagamento podem continuar depois que a água baixa.
Infraestrutura e resposta do governo
Para o professor de engenharia do UniCeub Rideci Farias, os eventos extremos revelam fragilidades na mobilidade urbana. A professora da UnB Liza Andrade avalia que a infraestrutura de drenagem do Distrito Federal ainda é insuficiente.
O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) informou ao g1 que monitora as vias sob sua responsabilidade em tempo real. Segundo o órgão, há pontos de alagamento, mas a situação se normaliza com o tempo; o departamento afirma que a drenagem das rodovias distritais funciona adequadamente.
A Secretaria de Obras declarou que o governo fez investimentos em infraestrutura urbana nos últimos anos. Segundo a pasta, a maior parte dos problemas provocados pelas chuvas ocorre em áreas de ocupação irregular e desordenada, sem infraestrutura adequada.
Com informações de g1.
Foto de capa: Dasfour2022/Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)
