Levantamento divulgado nesta quarta-feira também simulou cenário sem três candidaturas indeferidas pelo TRE-DF.
Celina Leão (PP) aparece com 33% das intenções de voto ao Governo do Distrito Federal, seguida por Leandro Grass (PT), com 21%, e Arruda (PSD), com 17%, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23). O levantamento, encomendado pela Globo, apresenta a disputa a poucos dias das eleições de 4 de outubro.
A pesquisa também testou, pela primeira vez, um cenário sem Arruda, Elisson (Agir) e Rico Pinheiro (PRTB). As três candidaturas foram indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), mas os candidatos recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem manter a campanha, participar de debates e do horário eleitoral enquanto os recursos não forem julgados.
Cenário com Arruda na disputa
Na simulação que inclui Arruda, Celina Leão oscilou de 35% no levantamento anterior para 33%. Leandro Grass passou de 17% para 21%, enquanto Arruda foi de 18% para 17%.
- 33%Celina Leãocenário com Arruda
- 21%Leandro Grasscenário com Arruda
- 17%Arrudacenário com Arruda
- 8%Branco, nulo ou não votarácenário com Arruda
- 12%Indecisoscenário com Arruda
Paula Belmonte (PSDB) marcou 5%; Cappelli (PSB) e Kiko Caputo (Novo), 2% cada. Professora Samara Mineiro (UP), Elisson, Professor Robson (PSTU), Expedito Mendonça (PCO) e Rico Pinheiro registraram 0%.
Entre os entrevistados, 8% disseram que votariam em branco, nulo ou não iriam votar. Os indecisos representam 12%.
Simulação sem candidaturas indeferidas
No cenário sem Arruda, Elisson e Rico Pinheiro, Celina Leão alcança 34%, e Leandro Grass, 23%. Como a simulação é inédita, não há comparação com pesquisas anteriores.
Paula Belmonte aparece com 7%, seguida por Kiko Caputo, com 3%, e Cappelli, com 2%. Professora Samara Mineiro tem 1%; Professor Robson e Expedito Mendonça, 0%.
Nesse recorte, brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar somam 15%, mesma parcela dos indecisos.
Decisão de voto
Segundo a Quaest, 61% dos eleitores consultados afirmaram que a escolha de candidato é definitiva. Na pesquisa anterior, esse grupo correspondia a 55%.
Outros 38% disseram que ainda podem mudar de voto até a eleição. O levantamento não detalha, no material divulgado, os dados da pesquisa anterior para esse grupo.
Com informações de g1.
Foto de capa: Agência Brasília/Wikimedia Commons (CC BY 2.0)
