Agora
Esportes

Escócia inicia era Pocognoli com mudanças no elenco e desafio na Eslovênia

Escócia começa a era Sebastien Pocognoli contra a Eslovênia, com mudanças no elenco e expectativa de um novo estilo de jogo.

Compartilhar: WhatsApp Facebook LinkedIn
Andy Robertson
Foto: Bryan Berlin/Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Novo técnico assume após sete anos de Steve Clarke e busca mudar a forma de jogar da seleção.

A Escócia inicia uma nova fase sob o comando de Sebastien Pocognoli em uma partida contra a Eslovênia, em Liubliana. O belga substitui Steve Clarke, que deixou o cargo após sete anos, e tenta dar à seleção um estilo de jogo diferente sem perder os resultados que marcaram a gestão anterior.

Clarke levou os escoceses a três grandes torneios, mas seu futebol pragmático dividia os torcedores. Segundo a BBC, a eliminação precoce na última Copa do Mundo também aumentou a expectativa por uma equipe capaz de competir melhor nos torneios. Para Pocognoli, o primeiro desafio é incorporar novos jogadores a um grupo que ainda conta com atletas experientes.

O que mudou no elenco

Dos convocados pelo novo técnico, 12 não estiveram na Copa do Mundo e oito ainda buscam a primeira partida pela seleção principal. Entre os nomes chamados estão o atacante Robbie Ure, o capitão do Brondby Luis Binks e Kristi Montgomery, incluído posteriormente no grupo. Oli McBurnie também voltou a ser convocado.

O capitão Andy Robertson elogiou a energia dos recém-chegados, de acordo com a BBC. Antes do início dos treinos em La Manga, na Espanha, ele se reuniu e conversou outras vezes com Pocognoli. James Wilson e Findlay Curtis, que já haviam atuado pela seleção principal, foram liberados para defender a equipe sub-21 contra o Azerbaijão.

A proposta de Pocognoli

A expectativa é de que a mudança mais perceptível esteja na maneira de jogar, não necessariamente na escalação inicial. A BBC aponta o esquema 3-4-3 como uma possibilidade, com uma postura mais agressiva no campo adversário, mas a formação ainda não foi confirmada.

Pocognoli chega à seleção após passagens por Union Saint-Gilloise e Monaco. Aos 39 anos, comandou os dois clubes em um total de 107 jogos. Como jogador, atuou na lateral esquerda e disputou 13 partidas pela Bélgica.

Próximos jogos

Depois do confronto em Liubliana, a Escócia recebe a Suíça e visita a Macedônia do Norte. A equipe voltará a enfrentar a Eslovênia em Hampden, em 6 de outubro. A seleção escocesa é uma das anfitriãs da Eurocopa de 2028.

Com informações de bbc.co.uk.

Foto de capa: Bryan Berlin/Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Autor

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. Publica conteúdo em mais de 2.000 sites parceiros e é o responsável pelo Revista Ideal.

Ver publicações do autor →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *