Agora
Américas

Casa Branca impede CNN de acompanhar viagem de Trump ao Tennessee

Casa Branca excluiu a CNN do pool de TV no Air Force One durante viagem de Donald Trump ao Tennessee neste sábado (27).

Compartilhar: WhatsApp Facebook LinkedIn
Casa Branca
Foto: This image or media was taken or created by Matt H. Wade. To see his entire por…/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

Emissora estava escalada para integrar o pool de televisão no Air Force One durante a agenda deste sábado (27).

A Casa Branca proibiu a CNN de viajar no Air Force One para acompanhar o presidente Donald Trump em uma visita ao Tennessee, prevista para este sábado (27). A emissora integraria o pool de televisão responsável por registrar a agenda presidencial em nome das principais redes de TV.

Segundo a CNN, Trump irá assistir a uma partida de futebol americano universitário. A Casa Branca anunciou a exclusão da rede na noite de sexta-feira, ao divulgar a programação do presidente, e não indicou outra emissora para ocupar a vaga.

Cobertura compartilhada fica sem substituto

O pool televisivo reúne jornalistas de forma rotativa em eventos e deslocamentos nos quais não há espaço para toda a imprensa. O material produzido é compartilhado com outras emissoras, permitindo a transmissão de discursos, aparições e informações da agenda presidencial.

Sem a CNN ou uma substituta designada, a viagem ao Tennessee não terá a cobertura conjunta das redes de televisão. O sistema inclui cinco grandes emissoras — CNN, Fox, NBC, ABC e CBS —, além de rodízios separados para mídia impressa, rádio e fotografia.

A presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca, Jacqui Heinrich, afirmou à Fox News que o modelo permite que emissoras dividam imagens do presidente com o país. A ex-presidente da entidade Weijia Jiang, da CBS, defendeu a necessidade de observadores independentes diante da produção de transmissões próprias pela Casa Branca.

Disputa judicial continua

A decisão ocorre após uma sequência de restrições impostas pelo governo Trump a veículos de imprensa. Na semana anterior, o presidente havia anunciado a proibição de entrada da CNN, da MS NOW e da Politico na Casa Branca, além de impedir a participação da CNN em viagens presidenciais, inclusive durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

Posteriormente, um juiz suspendeu a proibição e determinou a devolução das credenciais dos repórteres dos três veículos. Ainda assim, segundo a CNN, permanecia incerta a aplicação da ordem ao pool de imprensa da Casa Branca.

As demais redes haviam deixado de participar da cobertura televisiva enquanto o acesso regular não era restabelecido. A atividade foi retomada na sexta-feira, quando a CNN acompanhou Trump e o líder chinês Xi Jinping em uma visita aos Arquivos Nacionais.

Próximos passos no processo

O juiz deu às organizações de notícias até segunda-feira para apresentar um pedido de liminar, que poderia suspender por mais tempo a proibição anunciada por Trump. Não estava claro, segundo a CNN, como a nova exclusão da viagem ao Tennessee afetará os processos movidos pela emissora, pela MS NOW e pela Politico.

A CNN informou que seu porta-voz não comentou a decisão e que procurou a Casa Branca para obter posicionamento. O Washington Post foi o primeiro a noticiar a exclusão da emissora da viagem presidencial.

Com informações de CNN Brasil.

Foto de capa: This image or media was taken or created by Matt H. Wade. To see his entire por…/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

Autor

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. Publica conteúdo em mais de 2.000 sites parceiros e é o responsável pelo Revista Ideal.

Ver publicações do autor →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *