Truques de decoração ampliam espaço e conforto em ambientes compactos

Até pouco tempo morar em um espaço menor era sinal de aperto e desconforto. Mas, isso não é mais um problema. O planejamento do espaço, a escolha certa dos móveis e aquela ajudinha de um profissional em arquitetura são o caminho para a realização do sonho da moradia perfeita, mesmo em apartamentos compactos, que se tornaram a vedete do mercado imobiliário por estar alinhados ao conceito de vida mais dinâmico da população.

A tendência do mercado é fazer com que seja aproveitado todo espaço disponível de forma eficiente, mas sem deixar de lado a beleza e a sofisticação. Para isso é importante que o layout do ambiente interno consiga corresponder a máxima utilização do espaço, mas também consiga atender as preferências do consumidor, que está cada vez mais exigente. O planejamento dos espaços é orientado por três conceitos: integração, amplitude e flexibilização.

Para responder a essa demanda, a engenharia trouxe um novo conceito para os projetos que começaram a ser lançados nos últimos anos em Goiânia. O vão livre permite maior flexibilização do espaço já que pilares e colunas são deslocados para as extremidades das construções.

“Com o ganho espacial, hoje, podemos ousar na criatividade e fazer com que os moradores sintam-se tão confortáveis, que até se esquecem que ali é um espaço menor do que os tradicionais apartamentos que eram vendidos na década passada”, explica Caroline do Valle, arquiteta na Victor Tomé Arquitetura, empresa que assina o projeto apartamento decorado do Hub Compact Life da City Soluções Urbanas.

Convidamos a arquiteta Caroline do Valle para nos dar algumas dicas, que são as principais tendências em planejamento para ambientes compactos. As 10 dicas vão conquistar a todos e fazer com que as pessoas passem mais tempo em casa. Essas dicas são algumas das ideias pensadas pela arquiteta para o projeto do Hub Compact Life. Inclusive, elas podem ser conferidas no decorado que fica na Central City, localizado na Alameda Ricardo Paranhos, no setor Marista.

DICA 01 – Paredes em acartonado

O uso de acartonado é uma boa ideia para permitir maior flexibilização dos projetos dos ambientes internos. Com esse tipo de material o layout do apartamento pode ser mudado de acordo com as necessidades de cada morador. Essa característica é legal porque os moradores podem personalizar cada ambiente, sem que a acústica seja um problema.

DICA 02 – Divisórias de ambientes em vidro

Ainda pensando na divisão de ambiente em um mesmo espaço ou na integração deles, o uso de divisórias em vidro está em alta. Esse tipo de estrutura permite ao morador adequar o espaço à demanda de cada momento. Com o vidro, é possível, por exemplo, garantir a privacidade do espaço do quarto sem que isso dê a sensação de estreitamento.

Divulgação