Harley-Davidson® do Brasil dá dicas de frenagem

A maioria dos apaixonados por motocicletas, quando criança, provavelmente sonhava com velocidade sobre duas rodas, “voando” pela estrada ou até mesmo arrastando o joelho nas curvas fechadas de uma pista de corrida (não tente fazer isso em casa!). Mas qual seria o resultado dessa história caso não fosse possível parar com segurança? Com certeza não acabaria bem. Parar com segurança pode ser a competência mais importante que você pode ter quando estiver pilotando. Atualmente, tecnologias avançadas — como freios ABS e o Sistema Reflex™ de Pilotagem Defensiva (RDRS) da Harley-Davidson — podem tornar isso mais fácil do que nunca. Mas técnicas e práticas fundamentais de frenagem continuam sendo fundamentais para qualquer motociclista.

MANTENHA DISTÂNCIA
Uma das melhores coisas que você pode fazer quando se trata de parar é ter certeza de que não precisará frear mais repentinamente do que o necessário. Para isso, é preciso manter a distância adequada do veículo à sua frente. Lembre-se, a distância de parada inclui o tempo e a distância de que você precisa para identificar e reagir ao que pode acontecer. Manter uma distância mínima de dois segundos atrás do veículo à sua frente irá minimizar a necessidade de frear com mais força do que você gostaria.

PARE EM LINHA RETA
Considerando-se que todas as condições sejam iguais, a maneira mais segura de parar é em linha reta, em uma pista lisa e seca. Então vamos começar por aí. Para uma parada básica que não seja de emergência, mantenha sua motocicleta na posição mais vertical possível e acione os dois freios de forma suave e controlada. Acione a embreagem e reduza a marcha conforme for desacelerando, de modo a engatar a primeira marcha no momento em que você parar.

EM CASO DE EMERGÊNCIA
Mesmo que você seja um motociclista cuidadoso, às vezes pode ser necessário fazer uma parada de emergência repentina. A regra número 1 é: “Não entre em pânico!” Acionar os dois freios com a maior força possível não é a coisa certa a se fazer (para os freios ABS as regras são diferentes).

CURVAS À SUA FRENTE
Parar em linha reta é uma coisa, mas parar em uma curva requer atenção extra. Frear e fazer a curva ao mesmo tempo demanda maior esforço da tração dos seus pneus. Ou seja, parte da sua capacidade de “aderência” é usada para impedir que a motocicleta escorregue para o lado, deixando menos aderência disponível para ajudá-lo a parar. Evite frear em uma curva sempre que possível — ou, se sua velocidade e espaço permitirem, endireite a motocicleta dentro da curva antes de frear.

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