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Entre os anos 80 e 90 o Brasil teve diversos modelos esportivos, com mudanças significativas na motorização, cambio e suspensão, o que vemos de esportividade na maioria dos carros de hoje, não passam de estética, a mecânica continua sendo a mesma das versões conservadoras.
Nessa edição vamos apresentar 3 carros realmente esportivos dessa época e que até hoje são verdadeiras maquinas de pura diversão.
GOL GTI
Crédito: Revista 4 Rodas Crédito: Revista 4 Rodas
Lançado em 1988 evoluindo do Gol Gt e Gts o Gol Gti foi o primeiro carro com injeção eletrônica multiponto do Brasil, equipado com o um motorzão de brilhar os olhos de qualquer apaixonado por carro o AP2K ou AP2000 de 8 válvulas, rendia cerca de 120cv de potencia final a 5600 rpm e 18,5 kgfm a 3200 rpm, bem veloz para a época, a aceleração de 0 a 100 km era de surpreendentes 8,5 segundos.
Acredito que o carro seria melhor se o mesmo fosse equipado com um conjunto de frenagem mais eficaz, usando disco nas 4 rodas, os freios traseiro é equipados com tambor, a suspensão é super robusta, sendo a traseira eixo de torção e dianteira independente.
Realmente um belo carro de encher os olhos.
Vectra GSI
Crédito: Revista 4 Rodas Crédito: Revista 4 Rodas Crédito: Revista 4 Rodas
Lançado no Brasil em 1994 esse esportivo traz debaixo de seu capo um motorzão batizado de C20XE criado pela OPEL da Alemanha em conjunto com a Cosworth da Inglaterra, responsável pelo projeto do cabeçote de comando duplo de válvulas, injeção eletrônica sequencial Bosch Motronic M.2.8 o que tornou possível o rendimento de 150cv a 6000rpm e 20,1 kgfm a 4600rpm durante anos foi o carro mais veloz do Brasil atingindo 210 Km.
A Aceleração de 0 a 100 era em míseros 8,2 segundos, frenagem perfeita devido ao acerto dos freios a disco com ABS, suspensão robusta porem muito confortável, independente na dianteira, eixo de torção na traseira.
Curiosidade:
O motor c20xe foi usado pela FIA formula 3 uma das categorias de acesso a formula 2 e formula 1 até o ano de 2011. Cosworth é famosa por fabricar motores para formula 1 desde os anos 60. Equipes como Ligier, Mclaren e Willians ja correram com motors Cosworth.
Uno Turbo 1.4 ie
Apelidado de foguetinho O pequeno Fiat foi primeiro turbo de série brasileiro. O motor 1.372 cm³ “1.4” de 8 válvulas ganhou turbocompressor Garrett T2 com 0,8 bar de pressão, chegou aos 118 cv de potência a 5.750 rotações e 17,5 kgfm de torque a 3.500 giros, com velocidade final de 198km, acelerando de 0 a 100 em 8,6 segundos . Freios a Disco frontal e tambor na traseira, mais devido ao seu peso 998 kilos a frenagem é muito eficiente.
Outro ponto forte do valente uno turbo é a suspensão independente nas 4 rodas, que para a época não era comum a tecnologia embarcada no veiculo. Visual Externo com para-choque frontal agressivo, com faróis de neblina integrados e grandes entradas de ar. Saia lateral e para-choque traseiro sob medida combinavam com o spoiler integrado.
Crédito: Revista 4 Rodas Crédito: Revista 4 Rodas
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Internamente seu visual é bem esportivo lembrando o uno abarth italiano com os manometros de pressão do turbo e óleo, temperatura óleo e temperatura do motor, volante 3 pontos e bancos Recaro ® envolvente.
O uno turbo na seu ultimo ano de fabricação 1996 a fiat ofereceu teto solar e ar condicionado.
Carros como, Gol GTI, Vectra GSI, Escort XR3 e até mesmo o seu irmão maior Tempra 2.0 16v Turbo de 165cv não era pareo para o foguetinho, devido a relação peso/potência.
É isso ai pessoal, quem mais gosta de carros antigos?