Carros esportivos anos 80 e 90 – meus preferidos

Entre os anos 80 e 90 o Brasil teve diversos modelos esportivos, com mudanças significativas na motorização, cambio e suspensão, o que vemos de esportividade na maioria dos carros de hoje, não passam de estética, a mecânica continua sendo a mesma das versões conservadoras.
Nessa edição vamos apresentar 3 carros realmente esportivos dessa época e que até hoje são verdadeiras maquinas de pura diversão.

GOL GTI

Lançado em 1988 evoluindo do Gol Gt e Gts o Gol Gti foi o primeiro carro com injeção eletrônica multiponto do Brasil, equipado com o um motorzão de brilhar os olhos de qualquer apaixonado por carro o AP2K ou AP2000 de 8 válvulas, rendia cerca de 120cv de potencia final a 5600 rpm e 18,5 kgfm a 3200 rpm, bem veloz para a época, a aceleração de 0 a 100 km era de surpreendentes 8,5 segundos.

Acredito que o carro seria melhor se o mesmo fosse equipado com um conjunto de frenagem mais eficaz, usando disco nas 4 rodas, os freios traseiro é equipados com tambor, a suspensão é super robusta, sendo a traseira eixo de torção e dianteira independente.
Realmente um belo carro de encher os olhos.

Vectra GSI

Lançado no Brasil em 1994 esse esportivo traz debaixo de seu capo um motorzão batizado de C20XE criado pela OPEL da Alemanha em conjunto com a Cosworth da Inglaterra, responsável pelo projeto do cabeçote de comando duplo de válvulas, injeção eletrônica sequencial Bosch Motronic M.2.8 o que tornou possível o rendimento de 150cv a 6000rpm e 20,1 kgfm a 4600rpm durante anos foi o carro mais veloz do Brasil atingindo 210 Km.
A Aceleração de 0 a 100 era em míseros 8,2 segundos, frenagem perfeita devido ao acerto dos freios a disco com ABS, suspensão robusta porem muito confortável, independente na dianteira, eixo de torção na traseira.

Curiosidade:

O motor c20xe foi usado pela FIA formula 3 uma das categorias de acesso a formula 2 e formula 1 até o ano de 2011. Cosworth é famosa por fabricar motores para formula 1 desde os anos 60. Equipes como Ligier, Mclaren e Willians ja correram com motors Cosworth.

Uno Turbo 1.4 ie

Apelidado de foguetinho O pequeno Fiat foi primeiro turbo de série brasileiro. O motor 1.372 cm³ “1.4” de 8 válvulas ganhou turbocompressor Garrett T2 com 0,8 bar de pressão, chegou aos 118 cv de potência a 5.750 rotações e 17,5 kgfm de torque a 3.500 giros, com velocidade final de 198km, acelerando de 0 a 100 em 8,6 segundos . Freios a Disco frontal e tambor na traseira, mais devido ao seu peso 998 kilos a frenagem é muito eficiente.

Outro ponto forte do valente uno turbo é a suspensão independente nas 4 rodas, que para a época não era comum a tecnologia embarcada no veiculo. Visual Externo com para-choque frontal agressivo, com faróis de neblina integrados e grandes entradas de ar. Saia lateral e para-choque traseiro sob medida combinavam com o spoiler integrado.

Crédito: Revista 4 Rodas

Internamente seu visual é bem esportivo lembrando o uno abarth italiano com os manometros de pressão do turbo e óleo, temperatura óleo e temperatura do motor, volante 3 pontos e bancos Recaro ® envolvente.
O uno turbo na seu ultimo ano de fabricação 1996 a fiat ofereceu teto solar e ar condicionado.

Carros como, Gol GTI, Vectra GSI, Escort XR3 e até mesmo o seu irmão maior Tempra 2.0 16v Turbo de 165cv não era pareo para o foguetinho, devido a relação peso/potência.

É isso ai pessoal, quem mais gosta de carros antigos?

Escreva um comentário