Além da lavar as mãos, saiba quais são os sete cuidados que você precisa ter ao usar o banheiro público

Desde pequenas, as mulheres costumam aprender sobre os perigos do banheiro público. E que bom! De fato, trata-se de um local comprovadamente muito contaminado, com alguns objetos particularmente preocupantes: maçanetas, torneiras, botão para acionar descarga e o próprio assento do vaso sanitário, por exemplo. Embora o risco de infecção seja relativamente pequeno, nem por isso deve-se deixar de tomar cuidado. Tanto que o ideal, sempre que possível, é evitar usar banheiros públicos. Assim, procure sempre urinar antes de sair de casa (sim, igual fazemos com crianças!) e evite tomar muitos líquidos.

O risco de contaminação em banheiros públicos é maior para doenças do trato gastrointestinal, como infecções intestinais e doenças de alta transmissibilidade, como hepatite A. Problemas de pele podem surgir após o contato com o assento do vaso, principalmente se na pele houver algum machucado, por onde podem entrar os patógenos. Infecções de urina também são possíveis de ocorrer. Alguns vírus, como HPV e herpes, podem ter a transmissão por contato com objetos contaminados, apesar de não ser o mais comum. Vou deixar algumas dicas caso você necessite usar o banheiro público. Anote:

1 – Procure um banheiro mais limpo
2 – Lave as mãos antes de entrar no banheiro
3 – Para secar as mãos, prefira papel
4 – Limpe o assento com álcool
5 – Carregue na bolsa seu próprio papel higiênico ou lenço umedecido
6 – Feche a tampa do vaso antes de dar descarga
7 – Antes de sair do banheiro, lave as mãos novamente

Lave as mãos com água e sabão, não se contente com álcool em gel. Ele mata as bactérias, mas não tira a sujeira! Outro ponto importante: prefira sabonete líquido ao sabonete em barra. Sabonetes sólidos e toalhas de pano também são objetos altamente contaminados.

Divulgação