Zaffari, Muffato e Atacadão são varejistas alimentares com melhor avaliação

O supermercado Zaffari é o mais bem avaliado pelos consumidores brasileiros quando se fala em varejo alimentar, seguido de Muffato e Atacadão. A conclusão é de uma pesquisa feita pela empresa global de ciência de dados do consumidor Dunnhumby, que acaba de lançar, no Brasil, o Índice de Preferência do Consumidor (IPCon). Presente em 13 países, a edição nacional do estudo considerou os 38 principais varejistas alimentares do País. Os seis motivadores de preferência do consumidor, ou seja, os aspectos que eles mais valorizam são, respectivamente: sortimento e variedade, preço, experiência na loja, produtos frescos, naturais e orgânicos; marca própria e conveniência & facilidades.

No ranking do IPCon, as marcas regionais e atacarejos tiveram um melhor desempenho. O supermercado Zaffari é o mais bem posicionado, seguido de Muffato e Atacadão. A principal hipótese é que os varejistas regionais estão mais próximos do cliente, entendem suas necessidades e constroem sua estratégia para atender às demandas dos consumidores.

“Os supermercados regionais entenderam o que o consumidor está buscando quando vai às compras e que não necessariamente todas as categorias precisam ter variedade de produtos, mas sim aquelas que fazem sentido dentro do contexto do consumidor. Nesse sentido, a marca regional faz a diferença em relação a oferta de produtos para o cliente final”, explica o diretor de preços e produtos da Dunnhumby, Rogério Aversa.

Divulgação