XP Inc. vai formar 300 pessoas em curso de programação da Trybe

As empresas têm passado por um processo de transformação digital nos últimos anos, trazendo novos desafios para o mercado de trabalho brasileiro, incluindo a formação e preparação de profissionais para as chamadas “profissões do futuro”. Pensando nisso, a XP Inc. irá começar seu programa de formação de profissionais digitais com a formação de uma turma de 300 pessoas no Curso de Desenvolvimento de Software Web oferecido pela Trybe, escola de tecnologia referência na formação de profissionais da área. Ao final da formação, que tem duração de um ano, as pessoas estudantes da turma passarão por um processo seletivo e poderão trabalhar na XP. A XP Inc. pagará metade da formação.

O programa tem como objetivo suportar o mercado brasileiro com a formação de profissionais digitais, além de possibilitar a inserção produtiva de centenas de brasileiros que não teriam acesso a esse tipo de educação.

“Desde o nosso IPO, em 2019, nossa companhia mais do que dobrou de tamanho. Éramos uma empresa com 2.500 colaboradores e encerraremos o ano com quase 2,5x. Somos hoje uma empresa capaz de cuidar de praticamente todo o ecossistema financeiro do cliente. Isso demanda o desenvolvimento de produtos e de muita tecnologia embarcada. Nossa necessidade em contar com profissionais de tecnologia é grande e só vai aumentar, além de acreditarmos que educação e desenvolvimento profissional fazem parte da estratégia da XP”, ressalta o CEO da XP Inc., Thiago Maffra.

A XP Inc. tem atualmente cerca de 4.500 colaboradores e deve encerrar o ano com quase 6.000 pessoas em seu quadro de profissionais. Ao final de 2021, quase 50% desse montante de colaboradores devem estar em posições relacionadas à área de tecnologia.

A diretora ESG da XP Inc., Marta Pinheiro, destaca que a seleção será feita de modo a garantir diversidade na turma de estudantes. “Nossa aspiração é a de que a turma seja composta de pelo menos 30% de mulheres e 40% de pessoas pretas e pardas. Desde que criamos a diretoria ESG, assumimos o compromisso de buscar maior diversidade dentro da empresa e esse programa não poderia ficar de fora. Esse lançamento é o primeiro de vários outros cursos que a XP pretende realizar, buscando aumentar cada vez mais o impacto de nossas ações.”.

Divulgação