Vitamina B12 como cosmético: um aliado contra a dermatite atópica, psoríase e rosácea

Os benefícios da vitamina B12 são amplamente conhecidos, especialmente, quando relacionada ao combate da anemia, fadiga, melhora do sistema nervoso e do funcionamento da memória. Já no caso do uso da vitamina B12 para a estética, ela é muito conhecida para o fortalecimento de unhas e cabelos. Mas, além disso, estudos apontam que este nutriente também traz diversos benefícios para a pele quando usado de forma tópica ao ser utilizada no desenvolvimento de cosméticos.

Segundo Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e professor especialista em cosmetologia, essa já é uma realidade em mercados asiáticos, especialmente no sul coreano, mas que essa tendência deverá chegar em breve ao Brasil. “De acordo com diversos estudos ao longo dos anos, a deficiência de vitamina B12 no organismo pode causar diversos problemas de pele, principalmente a dermatite atópica. E, ao ser utilizada em cosméticos com uso tópico, esse nutriente é capaz de controlar e reduzir as inflamações da pele que causam coceiras, vermelhidão e ressecamento, por exemplo”, informa o especialista.

“Nossa pele sofre danos diários causados pela radiação solar, poluição e diversos outros fatores externos e internos. Pessoas com peles sensíveis, principalmente, são as que mais sentem esses efeitos, mas, na verdade, todos os tipos de pele sofrem com essas agressões que causam irritação e diversos tipos de inflamações cutâneas. Além disso, a princípio, esses danos são imperceptíveis, o que pode agravar ainda mais a sensibilidade da pele se não tratados, sendo os responsáveis pelo aumento da fragilidade da pele e, também, do envelhecimento precoce”, explica Dr. Maurizio.

Divulgação