Venda de produtos sustentáveis cresce e empresas investem em políticas ambientais

A preocupação com o meio ambiente e causas sustentáveis tem crescido cada vez mais entre os brasileiros, comportamento que vem influenciando até nas compras pela internet. De acordo com a pesquisa “Crescimento do Consumo Sustentável on-line”, feita pela empresa Mercado Livre, 2,5 milhões de pessoas de toda América Latina compraram produtos sustentáveis entre o período de junho de 2019 e maio de 2020. Só no Brasil foram 1,4 milhões de consumidores.

Tal crescimento fez com que as empresas investissem cada vez mais nessa causa. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS) mostram que o setor de energia solar no Brasil conseguiu R$13 bilhões de investimentos no ano passado, 52% a mais do que em 2019. Apesar de ser um assunto que ganhou força há pouco tempo, empresas consagradas no mercado, e com décadas de atuação, investem na sustentabilidade há anos.

No mercado desde 1948, a destilaria Weber Haus está sediada em Ivoti (RS), e pode ser considerada uma empresa 100% sustentável.

“Cada vez mais as pessoas estão engajadas em questões ambientais, então, quando vão adquirir algum produto, observam se é de uma empresa que possui iniciativas sustentáveis”, diz Evandro Weber, diretor da destilaria. Toda a energia necessária na fabricação das bebidas vem de produção própria, através de placas solares.

A empresa também se preocupa no momento de gerir os resíduos da fabricação para evitar impacto ambiental.

“A partir do bagaço, é feito um composto usado como adubo na plantação da cana-de-açúcar, deixando o solo mais macio e com novos nutrientes, já que trabalhamos com produtos orgânicos “, explica Evandro. Outra parte do composto é utilizada na produção do vapor da caldeira, responsável pela destilação da cachaça. Já o Vinhoto, que é o caldo dencana não utilizado na produção de cachaças é também aproveitado como adubo.

Além disso, toda plantação da Weber Haus possui certificação orgânica: “Cada vez mais estamos investindo no setor de orgânicos, impulsionados pelas novas demandas de mercado e preocupados com a questão da sustentabilidade.” – destaca o executivo.

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