Usar cabelo como fio dental, como faz a Amandinha do BBB23, pode ser prejudicial para a saúde bucal

Recentemente, a participante do Big Brother Brasil 23, Amanda Meirelles, viralizou nas redes sociais ao utilizar o próprio cabelo como fio dental. A situação gerou uma repercussão negativa e fez com que muitas pessoas fossem às redes assustadas e enojadas com o fato. Mas afinal, existem, de fato, muitos malefícios nesta prática? Ou será que alternativas como esta são válidas em determinados casos?

Bom, de acordo com a Cirurgiã-Dentista e membro da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dra. Janaina Maria, o uso do cabelo para higiene interdental pode implicar em uma série de prejuízos à saúde bucal. Para a especialista, quando utilizamos instrumentos não apropriados, como fios de cabelo, linhas ou palitos para remover resíduos alimentares da região interdental, nós nos sujeitamos a possíveis ferimentos, infecções e, principalmente, a uma falsa sensação de higiene.

Falsa, pois o grande problema não é o alimento, mas as bactérias que ficam aderidas no dente. A placa bacteriana é o que vai causar, em um primeiro estágio, infecções superficiais na gengiva (gengivite) e, em um estágio mais avançado, possivelmente inflamações mais sérias e profundas que atingem, inclusive, a região óssea da boca.

A longo prazo, essas infecções podem se desenvolver, quando não tratadas corretamente, a ponto de gerarem desequilíbrios no sistema imunológico e, por consequência, um comprometimento da saúde geral. Nesse sentido, o não compromisso com o uso correto do fio dental pode desencadear em uma série de complicações sistêmicas, como por exemplo dificuldades de mastigação, má alimentação e até mesmo problemas cardiorrespiratórios.

Divulgação