Unoeste Guarujá inicia 1ª residência em Medicina da Família

Nesta segunda-feira (1º), aconteceu a aula inaugural do primeiro Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da cidade de Guarujá, realizado no campus da Unoeste e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os eventos previstos na semana de recepção irão acolher os ingressantes com diversas atividades, apresentando o programa e destacando a parte pedagógica e a vivência prática que eles irão ter nos próximos dois anos.

Neste primeiro contato, os quatro médicos recém-formados conheceram mais sobre a história da Saúde Coletiva dentro do município de Guarujá e discutiram a respeito do contrato pedagógico deste programa de residência, sempre utilizando a metodologia ativa como um dos princípios.

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos recém-formados, que são treinados em serviço e contam com a orientação de profissionais médicos altamente qualificados. A parceria entre a Unoeste e a Secretaria Municipal de Saúde, estabelecida através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) nº 142/2017, visa melhorar a assistência médica do município e aperfeiçoar o padrão funcional e científico.

Mariana Fagundes Gonçalves foi uma das médicas selecionadas para participar do programa. Ela está ansiosa para começar as atividades.

“Serão dois anos com muito aprendizado e vão ter muitas dificuldades com certeza. Mas eu espero aprender a ter um olhar integral para o paciente e ser bem resolutiva,” conta.

Divulgação