As principais universidades gaúchas estão recorrendo a diferentes modalidades de ensino para retomar o calendário letivo nas próximas semanas ainda sob a pandemia de coronavírus.
As saídas encontradas pelas instituições incluem lições a distância, modelos híbridos combinando aulas por vídeo com alguns horários presenciais e até opções facultativas, como a adotada pela Universidade La Salle — nas disciplinas que não exigem atividades práticas, o aluno pode escolher entre assistir aos encontros na sala de aula ou de forma virtual, ao vivo, de casa.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que retoma as lições na próxima segunda-feira (25), vai manter o formato remoto emergencial que já se encontra em vigor. As aulas serão válidas ainda para o segundo semestre de 2020. Não houve definições ainda sobre o período letivo referente ao primeiro semestre deste ano.
Já a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), na Capital, reinicia em 3 de março. O modelo será híbrido, “conforme as necessidades específicas dos estudantes e os decretos do município e do Estado”.
Divulgação