Turismo gastronômico: veja uma cidade no RJ que conquista visitantes pelo paladar e dicas de como conhecê-las pagando pouco

A gastronomia deixou de ser um atributo secundário na hora de escolher um destino para viajar. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), explorar as comidas típicas de uma determinada região já é o terceiro fator motivador para turistas escolherem suas viagens, ficando à frente de compras, bem-estar e esportes, e atrás apenas de cultura e natureza. No Brasil, essa tendência está em ascensão. Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que o turismo gastronômico movimenta, em média, mais de R$ 200 bilhões anualmente. Ou seja, cada vez mais cidades estão conquistando visitantes através do paladar, além de seus atrativos turísticos.

Que tal arrumar as malas e preparar o estômago para imergir na história e cultura de algumas das cidades que utilizam a comida para contar um pouco de quem são. A wemobi, startup de transporte rodoviário com experiência 100% digital, separou alguns destinos que são capazes de fisgar os turistas pela boca e dá dicas de como planejar um roteiro para conhecê-los de forma econômica.

Cabo Frio (RJ)

Localizada no litoral do Rio de Janeiro, Cabo Frio tem uma culinária altamente influenciada pela cultura africana, indígena e caiçara. O carro-chefe são os peixes e frutos do mar. Destaque para a casquinha de siri, feita com a carne do crustáceo desfiada, temperada e envolta na farinha de rosca, e outras iguarias, que mesmo não tendo sido originadas na cidade, acabam ganhando um gosto especial graças ao frescor e variedade de seus ingredientes principais, itens que só podem ser encontrados em regiões tão próximas ao mar. Casos da moqueca, de origem baiana e feita com frutos do mar cozidos em molho de dendê, tomate, leite de coco, pimentão, entre outros, e o bobó de camarão, criado na região nordeste, e cuja estrela do prato é cozida em um molho composto por leite de coco, cebola, mandioca, tomate e outros. É comum acontecerem na cidade festivais para celebrar algumas iguarias tradicionais, tais como o Festival do Marisco, entre os dias 28 e 30 de julho, o Festival do Torresmo, em agosto, o Festival do Camarão, marcado para outubro, além do Festival de Frutos do Mar, em dezembro. Deu água na boca e vontade de conhecer algum dos festivais que a cidade oferece? Chegar em Cabo Frio é mais fácil e econômico de ônibus. Na wemobi, os preços das passagens custam, em média R$209,90, e esse valor pode cair até 52% se a passagem for comprada com antecedência de ao menos 30 dias.

Divulgação