Topázio Cinemas promove curso Mulheres no Cinema em abril

Mais uma vez inovando e oferecendo sua contribuição para fomentar a sétima arte, o Topázio Cinemas promove em abril o curso Mulheres no Cinema, realizado pelas jornalistas Joyce Pais, do site Cinemascope, e Luísa Pécora, do Mulher no Cinema.

Indaiatuba é a primeira cidade do interior a receber o curso, que acontece na versão pocket e intensiva nos dias 25 (sábado) e 26 de abril (domingo), no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet através da plataforma Eventbrite (http://bit.ly/pocket-indaiatuba). O investimento é de R$ 100,00 para uma carga horária de 18 horas.

O curso foi criado em 2019 para atender à forte demanda por informações sobre cineastas mulheres, pouco citadas e estudadas na maior parte dos cursos livres e universitários dedicados ao audiovisual. “Percebemos que, com a representatividade cada vez mais no centro das discussões, o interesse por parte dos cinéfilos em filmes que fogem do que é tido como cânone também é crescente, e se manifesta tanto nas redes sociais quanto em eventos que participamos pelo Brasil”, afirma Joyce Pais.

Assim, o curso traça um panorama introdutório do trabalho das mulheres na direção e convida os alunos a conhecer a vida e a obra de cineastas de diferentes épocas, países e estilos. “Nosso objetivo é mostrar que as mulheres são parte fundamental da história do cinema desde o início, e que sua produção é extremamente variada”, define Luísa Pécora.

Com duas edições já realizadas em São Paulo e uma versão pocket realizada no Rio de Janeiro, o curso aborda a obra de cineastas de diferentes épocas, países e estilos, incluindo Alice Guy-Blaché (1873-1968), Lotte Reiniger (1899-1981), Maya Deren (1917-1961), Agnès Varda (1928-2019), Chantal Akerman (1950-2015), Helena Solberg, Ana Carolina, Kathryn Bigelow e Ava DuVernay.

Divulgação