“TODO MUNDO QUER SER CHEF HOJE SEM COZINHAR”, DIZ ERICK JACQUIN NO PERSONA

Neste domingo (2/4), o Persona recebe Erick Jacquin, um dos mais prestigiados nomes da culinária francesa no Brasil. Na atração, o chef fala sobre sua vida e trajetória gastronômica. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, vai ao ar às 21h, na TV Cultura.

“Todo mundo quer ser chef hoje sem cozinhar”, fala ao comparar a profissão com a época em que ele iniciou. O chef também comenta sobre as influências, lembra de sua avó paterna — que era cozinheira em castelos na França — e ensinou a mãe de Jacquin a cozinhar. E relembra o que seu pai disse a ele quando decidiu trabalhar com gastronomia: “Você sabe que vai trabalhar o dia que os outros vão se divertir”. Mas completa dizendo que nunca trabalhou em sua vida, só se divertiu. Então que isso não foi um problema.

Na edição, Jacquin conta sobre sua primeira experiência profissional em Paris, o caminho que trilhou na gastronomia até ganhar uma estrela Michelin e como foi sua vinda ao Brasil. Já em terras brasileiras, revela que foi ele quem trouxe a receita do “petit gateau” ao país e fala das dificuldades que passou após fechar um restaurante e ficar endividado. E comenta sobre o que pensava na época: “O único patrimônio que eu tenho é meu nome, é o respeito que as pessoas tem por mim”. O chef de cozinha também fala sobre como a televisão e a participação no MasterChef, da Band, mudou sua vida. “Eu amei, me achei dentro daquele negócio”. E rumo ao final do programa, comenta dos atuais empreendimentos gastronômicos que tem e curiosidades sobre o porquê escolheu “Président” para nome de um deles.

Divulgação