Tinder da construção aposta em IA para mapear obras no Brasil

Destacar seu negócio frente a um mercado competitivo não é algo simples. Por isso, quem souber se preparar e incorporar o que há de melhor em seu segmento, certamente, terá um diferencial estratégico nesse objetivo. Quem compreende muito bem isso é a Prospecta Obras, startup de construção que civil que vem investindo fortemente em seu algoritmo pautado em Inteligência Artificial que mapeia construções em todo o do país e fornece dados analíticos sobre o setor. Com o apoio desta tecnologia, a projeção é crescer 25% neste ano, solidificando a ponte entre vendedores e compradores deste setor.

Fundada em 2008 por Wanderson Leite, a ideia do negócio surgiu a partir de uma dificuldade comum enfrentada por todo empreendedor: atrair mais clientes à sua marca. Na época, trabalhando para uma loja de móveis planejados, observou que o velho hábito de aguardar que novos consumidores chegassem espontaneamente ao estabelecimento não funcionava mais. “Precisávamos ir atrás destes compradores onde quer que estivessem. Então, comecei a buscar formas que auxiliassem a encontrá-los e, acima de tudo, a entender suas demandas para que pudesse atendê-las”, explica.

Com este objetivo em mente, aliado à sua paixão pela tecnologia, Leite desenvolveu um algoritmo capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região. O programa contém um software de gestão e geolocalização que reúne todas as informações em um só lugar, podendo ser facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, de qualquer lugar. Sua implementação levou a um aumento de 300% nas vendas da loja e, com tamanho sucesso, levou a proposta além – fundando, em 2010, a Prospecta Obras.

Divulgação