Tendência de apartamentos “openview” se consolida na pandemia

Uma pesquisa da Offerwise revelou que uma em cada seis pessoas se mudou durante a pandemia e 73% dos brasileiros passaram a enxergar suas casas, e respectivas necessidades, sob outro ângulo. Por isso, o estoque de imóveis com varanda e mais amplos chegou a patamares mais baixos dos últimos dez anos. Isso se deve, principalmente, ao comportamento do consumidor, que passou a preferir apartamentos mais amplos, com espaços integrados, sem paredes e móveis de grande porte.

Uma das principais mudanças foi a necessidade de apartamentos cada vez mais integrados. Também chamada de “openview”, essa configuração permite “um olhar para o todo”. Em outras palavras, os moradores conseguem ter mais espaço dentro de casa, com vários ambientes conectados e, ao mesmo tempo, manter sua privacidade. Presentes nos empreendimentos contemporâneos, os cômodos não são mais delimitados por paredes: o conceito tem sido aplicado, por exemplo, na cozinha, que se conecta diretamente com a sala de jantar que, por sua vez, não possui fronteiras visuais com a varanda – que tem passagem direta para a sala de TV.

“Esses projetos arquitetônicos visam destacar a amplitude visual e a sensação de ambientes espaçosos e únicos. O ponto focal é a integração entre os espaços, mas não podemos esquecer de suas finalidades. Cada área tem uma usabilidade específica e uma das principais dicas para delimitar os espaços e organizar o fluxo de convivência são as divisórias, que podem ser recolhidas ou abertas de acordo com o momento”, explica a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli.

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