Telemedicina da TopMed impacta saúde pública do país

A TopMed, empresa catarinense considerada a maior referência em telemedicina e telessaúde voltadas à área pública do Brasil, é uma importante aliada da iniciativa do governo federal em ampliar o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde). O Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, lançado no dia 03/02, irá repassar R$ 600 milhões entre os estados que aderirem à iniciativa.

Desde novembro de 2021, a TopMed executa serviços de telessaúde no município catarinense de Lages. As soluções, implantadas de forma escalonada, contemplam diversas modalidades, desde o serviço pré-clínico até a teleconsulta em atenção especializada de Neurologia. O balanço é positivo e pode servir de modelo, assim como se somar a iniciativas semelhantes.

“O problema dos gargalos existentes nos serviços de saúde pública, referentes a demandas reprimidas para cirurgias, consultas com especialidades e alguns exames são históricos. O financiamento do Governo Federal para resolver essa situação crônica e de tanta gravidade tem um valor inestimável, uma vez que combaterá o aumento da morbimortalidade da população brasileira, que depende dessas enormes filas”, diz Renata Zobaran, médica e diretora de Telemedicina e Saúde Digital da TopMed.

Divulgação