Técnica de implante mamário promove recuperação plena em 24h

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de cirurgias plásticas de mama, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Segundo a entidade, quase 320 mil implantes de silicone são realizados todo ano por aqui. É neste cenário que cresce uma modalidade mais recente e também mais adequada ao ritmo de vida das brasileiras. Conhecido como “técnica de recuperação rápida”, o método viabiliza que a paciente retome seus movimentos dos braços e a rotina como um todo dentro de 24h, com resultados naturais.

Especialista nesse tipo de cirurgia, Dr. Guilherme Bersou, cirurgião plástico pela SBCP, explica que a “mágica” por trás da técnica está ligada ao modelo cirúrgico em si, aliado à adesão da paciente ao protocolo pós-operatório. “Posicionamos a prótese abaixo da musculatura e realizamos um reforço do sulco mamário (a parte inferior da mama) com um fio farpado, que ajuda a fixar melhor os tecidos, chamado de sutiã interno, que também ajuda na estabilização dos implantes”, explica Dr. Bersou, ao complementar com a parte importante que envolve a paciente: “Logo após a cirurgia, promovemos a movimentação dos braços da paciente com exercícios específicos para que o músculo possa ser alongado, gerando menos dor e maior conforto”, finaliza.

O quesito dor, segundo o cirurgião, aparece como uma preocupação frequente das candidatas a cirurgias de mama e, por essa razão, Dr. Guilherme tranquiliza as interessadas no procedimento, ao detalhar esse processo de movimentação para adaptar a musculatura ao novo contexto corporal da paciente. “Para se ter uma ideia, depois de aplicada a técnica cirúrgica, casada com os exercícios, a paciente pode carregar até 15 Kg no mesmo dia da operação”, assegura o especialista, que vem realizando o método há cerca de 3 anos, com quase duas centenas de mulheres atendidas.

Divulgação