Tampinha Legal recolhe o equivalente a 26 carretas de tampas plásticas

O Tampinha Legal atingiu números expressivos de coleta de tampas plásticas neste mês. O programa, que ao longo dos seus 4 anos de existência se tornou o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, chegou ao marco de 649 toneladas do material arrecadadas. O montante equivale a 26 carretas de tampas plásticas e mais R$ 1,2 milhão, que foram destinados integralmente para as 311 entidades assistenciais do terceiro setor participantes. As coletas retornam para a indústria de maneira simples e fácil oportunizando a produção de novos artefatos como baldes, bacias, escovas, vasos de flores, para-choques automotivos, bancos de praça, entre outros.

Segundo a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, 100% dos plásticos são recicláveis onde desprezar significa desperdício. “Através do fomento de coletas de tampas plásticas, o Tampinha Legal promove ações modificadoras de comportamento de massa. Esses volumes expressivos refletem esta nova realidade onde mãos voluntárias que atuam em órgãos públicos, comércio, empresas, escolas, entre outros locais, em uma atitude de cidadania, contribuem para o Triple Bottom Line (sustentabilidade econômica, social e ambiental). A sociedade civil está compreendendo que plástico é matéria-prima nobre, que precisa retornar para a indústria caracterizando o modelo de Economia Circular na prática.”, salienta Simara.

Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, etc. Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custeiam tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.

Divulgação