Sustentabilidade – Uso de madeira na decoração

Revestimentos que imitam a madeira na decoração como cerâmicas, pisos vinílicos e cimentícios possuem aparência e textura cada vez mais próximos do material.

O uso da madeira na decoração é tradição na arquitetura e no design de interiores. A opção pelo seu uso é caracterizada pela sua facilidade na composição de cores ou texturas com outros materiais. Além disso, a madeira pode trazer ótimos benefícios, tais como:

  • Aumento do isolamento térmico e acústico;
  • Proximidade com a natureza;
  • Criação de uma atmosfera mais confortável e aconchegante;
  • Maior resistência e longa durabilidade.
  • Além disso, para conseguir reconhecimento nacional e internacional as indústrias de decoração e moveleira buscam incansavelmente formas mais inteligentes de uso dessa matéria-prima natural. A boa notícia é que é cada vez mais possível ser sustentável usando madeira na decoração.

Hoje, o mercado de revestimentos de piso ou parede conta com uma grande variedade de produtos que imitam a madeira com grande fidelidade. São cerâmicas, pisos vinílicos e cimentícios com aparência e textura de madeira, que cumprem muito bem o papel.

Outra forma de usar a madeira natural, e ainda exercer a sustentabilidade, é optar pela madeira de reflorestamento certificada, oriunda de uma extração baseada em questões socioambientais sem a exploração de mão de obra e desmatamento, evitando o aquecimento global, dentre outros. O órgão responsável pela certificação é o FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal).

A Redação