Superlimão transforma fachada da SP-Arte em intervenção marcante, em comemoração aos 20 anos da feira

Recepcionando os visitantes logo na entrada do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Superlimão, conhecido por sua abordagem inovadora e multidisciplinar, marca sua estreia na SP-Arte com a transformação da fachada em uma instalação icônica, em comemoração aos 20 anos da feira. Fundado em 2002, o escritório se destaca mais uma vez ao expressar sua visão única e criativa por meio de uma intervenção que não só redefine o espaço, mas também celebra a identidade vibrante de São Paulo.

A Fachada
Inspirado pela necessidade de criar uma proteção dinâmica e funcional para a entrada da feira, o Superlimão concebeu uma instalação que vai muito além de sua função primária, não apenas oferecendo sombra e abrigo, mas também se tornando uma peça de arte em si. Cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência visual única, o design da fachada apresenta uma trama que se dissolve em aberturas estratégicas, permitindo aos espectadores vislumbres do Parque Ibirapuera. Assim como Niemeyer é conhecido por suas estruturas fluidas e formas orgânicas, a trama apresenta uma sensação de fluidez e movimento. Para criar uma ordem mais agradável aos olhos e estética harmoniosa, suas larguras seguem uma sequência de Fibonacci. A escolha das cores – branco, vermelho e preto – faz uma alusão às cores da bandeira paulista, além de ser uma reverência às obras icônicas da cidade, como o próprio Auditório do Ibirapuera, que apresenta a escultura do Tomie Ohtake em vermelho.

Soluções sustentáveis foram implementadas visando dinamismo e praticidade. O uso de material reciclado e reciclável estende o ciclo de vida dos materiais, permitindo sua reutilização futura ou transformação em novos elementos, evitando que se tornem resíduos. O sistema de instalação é simples, possibilitando rápida montagem e desmontagem em poucos dias. Para a fachada, o equivalente a 31.500 garrafas foi reaproveitado. Além de sustentável, o material é super durável, resistindo às intempéries e à incidência do sol.

Divulgação