Sob gestão feminina, executivas do Club Coworking dão dicas para ser uma empreendedora de sucesso

O Club Coworking, empresa brasileira de escritórios compartilhados físicos e virtuais fundada em 2018, é um negócio familiar que enaltece e aprecia o trabalho que suas colaboradoras vêm fazendo ao longo dos anos e traz em sua história a gestão feminina com Mari Gradilone, CEO e mãe de Patrícia Coelho, Diretora de Operações e Novos Negócios, que valorizam uma equipe formada majoritariamente por mulheres. Com a proximidade do Dia da Mulher, 8 de março, as executivas contam sobre seus desafios e dão dicas para outras mulheres empreendedoras.

Segundo a última pesquisa Panorama Mulher, elaborada pela Talenses em parceria com o Insper, a participação feminina em cargos de liderança ainda é baixa, sendo 26% ocupando diretorias, 23% vice-presidência e apenas 13% no papel de presidentes. Para Mari Gradilone, o mercado de coworking necessita de muitas mudanças frente ao papel da mulher.

“Somos uma empresa feita e operada por mulheres, e percebemos que ainda somos menos numerosas no uso dos coworkings. Por isso, queremos começar um movimento de apoio a essas empreendedoras, como reforço da importância feminina no mundo do empreendedorismo. Elas ocupam diferentes cargos, áreas e organizações, e queremos elas aqui no Club Coworking também”, comenta. Ela que trabalha há 25 anos com equipes femininas, afirma que as mulheres possuem dedicação, delicadeza em lidar com as situações e um profundo entendimento dos clientes e das metas que precisam cumprir.

Com olhos atentos à rotina do negócio, Patrícia Coelho, Diretora de Operações e Novos Negócios, afirma que as oportunidades dadas às mulheres ainda são menores do que a dos homens, mas uma mudança no mercado é perceptível.

“Infelizmente na nossa sociedade não há uma cultura de incentivo para as mulheres empreenderem e, muitas vezes, por medo, elas acabam desistindo da carreira. Em uma de nossas unidades, por exemplo, não temos nenhuma empresa alocada com uma fundadora/empreendedora feminina são todos homens. Existem muitos preconceitos enraizados, mas estamos mudando este cenário aos poucos, e para melhor”.

Nunca se esqueça de como as mulheres são fortes e dedicadas;
Não desanime, o caminho é longo, mas você vai conseguir;
Você sempre conseguirá dar conta de suar tarefas;
Se permita a dizer não, tanto na vida pessoal, como profissional;
Valorize suas intuições;
Planeje como irá cumprir as metas, com planejamento cada passo pode ser conquistado;
Procure empreender em áreas novas, aquelas que são pouco conhecidas pelas mulheres;
Acredite no seu potencial, pois as mulheres possuem muita capacidade intelectual e competência.

Divulgação