Sindha, BRDE e Swan HOTÉIS falam de VOLUNTARIADO no empreendedorismo

O Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região e o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul realizaram nesta segunda-feira, 30/08, mais uma edição do projeto Sindha Experience, que aborda os desafios e inovações empresariais, falando diretamente com os empreendedores gaúchos. Com foco em um case de empreendedorismo do setor hoteleiro e em ações de voluntariado, especialmente durante a pandemia, o bate papo destacou como os bons exemplos de empresas do setor têm impactado a sociedade.

O presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, e a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, receberam a CEO da rede Swan Hotéis e vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan Poltronieri. Chmelnitsky pontuou que o tema está totalmente ligado ao momento atual dos empreendedores gaúchos. “Nosso setor foi profundamente castigado e a hotelaria, em especial, depende de variáveis diferentes para retomar, como novos empreendimentos e economia fortalecida. Quando me deparei com o novo projeto da Swan Hotéis, que mistura diferentes tendências, vi uma oportunidade de fomentarmos algo muito produtivo”, iniciou. O presidente citou ainda a importância das ações de voluntariado: “é uma obrigação de cada cidadão. Só existimos se a sociedade nos proporciona algo é nossa obrigação como empreendedores, é retribuir o que recebemos, de alguma forma. O exercício da pandemia trouxe isso à tona com muita força, até pela profundidade do impacto que todos sofremos. Mas a lição é buscarmos exercitar o voluntariado permanentemente”.

A diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, destacou o apoio do banco de desenvolvimento a políticas públicas de estados e de municípios, com diversas ações de fomento ao empreendedorismo social e investimentos com uso de leis de incentivo fiscal. Somente de 2017 a 2020 foram mais de R$ 12 milhões destinados a projetos com aplicação de incentivos fiscais, em sua maior parte por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mas também nas áreas de esporte, saúde e atendimento a crianças, adolescentes e idosos. “É perceptível o avanço nesta pauta historicamente difícil que é o voluntariado. Algumas atividades produzem mudanças de comportamento que desenvolvem o espírito de cooperação e recentemente temos visto esse movimento. Seja com impacto social, ambiental ou de governança, essas ações têm sido cada vez mais valorizadas. A crise que gerou uma onda de solidariedade, em diferentes frentes, também nos fez incorporar esses critérios e estimular empresas a se mobilizarem mais”.

Divulgação