Nesta sexta-feira, 18, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retomará sua série de concertos “Sons da Catedral”, com a realização de uma apresentação especial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Sob a regência do maestro Guilherme Mannis, o grupo trará ao seu público, grandes obras do repertório tradicional, entre as quais se destaca a 8ª Sinfonia de Beethoven, aliadas a peças mais leves, como a latino-americana “Sinfonietta”, do compositor José Pablo Moncayo, e “Aquarela do Brasil”, em versão sinfônica. A entrada é franca. A Orsse é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Governo de Sergipe. A apresentação terá início com a Dança Húngara nº6, de Johannes Brahms, e prosseguirá com uma desafiadora sinfonia de um dos compositores clássicos mais conhecidos de todos os tempos: Ludwig van Beethoven. Obra prima, precedeu a sua tão conhecida Nona Sinfonia, e é o retorno da escrita do compositor às obras clássicas e líricas. Completam o programa a ritmada “Sinfonietta”, do mexicano Juan Pablo Moncayo, e um arranjo do maestro Arruda Paes de uma das peças mais conhecidas e tocadas da música brasileira em todo o mundo: “Aquarela do Brasil”.
Segundo o maestro Guilherme Mannis, a série “Sons da Catedral” tem sido um sucesso em 2022: “Percorremos diversas igrejas em Aracaju, sempre com enorme acolhimento por parte das comunidades, levando apresentações de alto nível ao nosso público dos mais variados bairros de Aracaju. No Siqueira Campos não será diferente: a comunidade receberá uma belíssima interpretação da Sinfonia nº8 de Beethoven, uma de suas mais graciosas sinfonias, além do contato com enérgicas peças sinfônicas, como a Dança Húngara nº6 e as obras latino-americanas.”
A apresentação tem correalização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e Arquidiocese de Aracaju, atualmente sob responsabilidade do pároco Pe. Roberto Benvindo. O próximo concerto da Série “Sons da Catedral” será realizado no dia 1º de dezembro de 2022, quinta-feira, também às 19h, na Igreja de São José (Praça Tobias Barreto, 248, Aracaju).
Divulgação