Semana do Brasil, a nova Black Friday, tem descontos de 3 mil empresas

Com mais de dois meses até a Black Friday e o Natal, o governo e o varejo tentam emplacar uma nova data de compras. Começa nesta sexta-feira 6 e vai até o próximo domingo 15 a chamada “Semana do Brasil”, em que mais de 3.000 empresas de diferentes setores vão oferecer promoções, descontos e benefícios aos consumidores.

A semana foi idealizada não pelo setor privado, mas pelo secretário especial de Comunicação Social do governo federal, Fábio Wajngarten. As empresas chegaram depois, encabeçadas pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que reúne grandes varejistas nacionais. A ideia é que a data, que remete à independência do Brasil em 7 de setembro, estimule o consumo em um período de limbo no varejo, que sofre entre o dia dos pais em agosto e o fim do ano.

As ações serão das mais variadas. Há varejistas anunciando descontos de 70%, enquanto bancos prometem boas condições de renegociação de dívidas e há até mesmo incorporadoras oferecendo condomínio grátis o ano todo para compras feitas na semana.

Os organizadores não estimam quanto de aumento nas vendas a Semana do Brasil deve gerar, mas não se pode dizer que a ação acontece nas melhores condições econômicas.