Sebrae-SP estimula o uso de permutas para micro e pequenas empresas reerguerem seus negócios

Após ser aprovada em edital e processo rigoroso de avaliação, a XporY.com passa a ser plataforma credenciada pelo Sebrae para as micro e pequenas empresas trocarem produtos e serviços. O termo de parceria foi assinado no final de 2020 com expectativa de que seja um motor para movimentar os pequenos negócios, que tiveram em média queda no faturamento de 40% no Brasil após a pandemia. A constatação foi da pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae entre 27 e 31 de agosto, feita com 7.586 empresários de pequenos negócios dos 26 Estados e Distrito Federal.

De acordo com o edital do Sebrae, as permutas são uma forma de as empresas reduzirem o custo de operação e uma possibilidade para que os empreendedores possam escoar a produção parada. Também é uma forma de potencializar a geração de negócios e de se promover a inclusão digital de pequenos e médios empreendedores, especialmente durante o período em que o país ainda enfrenta a pandemia do coronavírus. Apesar de a assinatura ser com o Sebrae-SP, o contrato permite que o Sebrae nacional e outros regionais façam a adesão imediata.

“É uma parceria que representa uma grande vantagem para as micro e pequenas empresas, que é o nosso público-alvo. Podemos ajudar os empresários a superarem esse momento de adversidade”, destaca o sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa.

A XporY.com é uma plataforma digital de permutas multilaterais em que empresas e profissionais liberais podem ofertar seus produtos e serviços e fazer trocas. A cada venda, o empreendedor recebe o valor do produto em moeda digital própria da plataforma chamada X$, que tem valor equivalente ao Real – ou seja, cada R$ 1,00 equivale a X$ 1,00. Com o crédito, ele pode adquirir qualquer outro produto ou serviço disponível na plataforma. Atualmente, 10 mil membros usam a XporY.com.

Divulgação