Scanntech lança solução inédita para gestão da dinâmica de açougue e FLV no varejo alimentar

A Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo, lança um dashboard pioneiro voltado para a gestão de produtos de peso variável. Esta inovação, disponível para os clientes tanto do varejo quanto da indústria, surge como resposta aos desafios enfrentados pelo setor. Os produtos pesáveis são, na sua maioria, produtos frescos que geram maior frequência de visitação em loja, por isso são categorias fundamentais para a estratégia de um varejista de fidelizar seus shoppers e consequentemente melhorar suas vendas. Aproximadamente 45% do total do faturamento do varejo alimentar analisado pela Scanntech vem de produtos perecíveis. Deste total, cerca de 70% é proveniente da venda de produtos a peso – produtos comercializados a granel ou fracionados no local. Isso quer dizer que aproximadamente 32% de tudo que é comercializado no varejo alimentar são produtos de peso variável, ou seja, categorias como frutas, legumes, verduras, bovinos, suínos, aves, peixes, embutidos, queijos, padaria, comida pronta, etc.

“Identificamos uma oportunidade única no varejo ao perceber a relevância dos produtos de peso variável e a necessidade de compreender melhor as dinâmicas de mercado destas categorias. Nosso foco é otimizar a gestão de mix, preço, organização de loja e fortalecer a negociação, trazendo benefícios significativos para os varejistas e para as indústrias”, explica Thomaz Machado, CEO da Scanntech.

A plataforma, desenvolvida por um time multidisciplinar incluindo especialistas no varejo, utiliza algoritmos de inteligência artificial para agrupar mais de 2 milhões de descrições, proporcionando insights valiosos. “Essa ferramenta representa um marco no varejo brasileiro, possibilitando uma economia significativa e uma gestão mais eficaz da cadeia produtiva”, complementa Thomaz.

Divulgação