Resultados da DMCard durante a Black Friday refletem consumidor mais dependente do crédito para manter poder de compra

Como uma das líderes no setor de cartões private label, atuando majoritariamente em supermercados, os números da DMCard mostram um recorte importante que reflete o comportamento desse setor e seus consumidores. Os resultados da instituição têm apontado que o consumidor, principalmente das classes de acesso na base da pirâmide que compõem seu público-alvo, está cada vez mais dependente do crédito até mesmo para abastecer a despensa do lar. Em busca de um maior poder de compra em um momento especial para o varejo como a Black Friday, o número de novas propostas recebidas pela instituição em novembro, cresceu 96%, quando comparadas ao mesmo período do ano passado.

O cenário econômico pelo qual passamos há alguns anos e que se estendeu por mais tempo do que prevíamos devido à pandemia tem conduzido as classes C, D e E para o crédito. O público que compõe o perfil dos clientes DMCard.

“Enquanto o IBGE, mês a mês, tem apontado para uma queda no consumo dos supermercados, nosso cartão de loja para esse setor movimenta cada vez um maior número de pagamentos. Isso mostra que além de uma solução para famílias, esse formato de crédito também é uma importante estratégia de negócio para o varejo”, explica Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard.

Vindo desse crescimento constante do volume de compras realizadas no cartão de crédito, durante o mês da Black Friday, a DMCard monitorou um fenômeno atípico que mostrou um consumidor realizando compras de forma mais racional. “Em novembro, percebemos a busca pelo crédito deu um salto, impulsionado período de promoções. No entanto, o uso desse crédito efetivamente em compras não acompanhou o mesmo ritmo”, conta Sandra.

Em comparação com novembro de 2020, o mesmo mês deste ano teve um crescimento de 35%, com uma movimentação de R$ 357,9 milhões. O que representa exatamente a média de crescimento anual dos pagamentos realizados com cartões DMCard nos últimos oito anos. Contudo, ao realizar essa comparação com o mês imediatamente anterior, outubro, que acumulou R$ 368,2 milhões, é identificada uma leve queda de -2,8%, apesar do período contemplar a Black Friday, uma data importante para os resultados do comércio.

Quando o mês da Black Friday não supera o mês anterior, repete-se o mesmo cenário do ano passado. Em novembro de 2020 foram movimentados R$ 265,3 milhões, uma queda de -2% em comparação a outubro, quando o total em compras nos cartões foi de R$ 270,2 milhões.

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