Rede de fast food de burritos retoma abertura para franquias e inicia com unidades no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro

Com doze anos de operação no setor e três unidades próprias em funcionamento, sendo duas localizadas no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo, o restaurante gaúcho, Oak’s California Burritos, retoma projeto de expansão por meio de franquias com novo modelo. A nova versão segue o modelo de franquia tradicional, operação enxuta e baixo investimento para abertura. Em menos de duas semanas de retomada do projeto, a rede já conta com uma unidade operando como franquia no Rio de Janeiro e uma negociação final para a abertura de uma unidade na região metropolitana do Rio Grande do Sul. Além de estar em tratativas iniciais com investidores de Santa Catarina.

O restaurante de comida mexicana, que projeta para 2022 um faturamento de 8 milhões, havia aberto para franquia em 2018 com o modelo em que a administração do Oak’s California Burritos arrecadava o dinheiro dos investidores, abria uma unidade e distribuía os lucros da operação entre os investidores. Foram abertos quatro restaurantes neste formato, sendo um no Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Mas com o impacto da pandemia de Covid-19, em 2020 duas delas foram fechadas – uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.

“Em 2020 tivemos que parar o processo de expansão em virtude da pandemia, mesmo vivendo um momento bastante otimista, em que havíamos captado mais de 1 milhão junto aos investidores. Isso porque, apesar do faturamento não ter caído muito, a rentabilidade foi bastante afetada. O ocorrido deve-se pelo fato de que a venda de delivery é menos rentável que a venda de loja em virtude das taxas dos aplicativos. Então, optamos por encerrar as operações das duas unidades. Com isso, percebemos que era uma oportunidade para olharmos para dentro do negócio e encontrarmos formas de melhorar”, explica o sócio Fabrício Leite.

“Dentro do período da pandemia tivemos que executar uma gestão de emergência, pois o setor de restaurante sofreu muito e bruscamente. Por sorte, já tínhamos posicionado o Oak’s dentro do delivery, o que nos deu certa segurança, mas sofremos como todo o setor. Então, enquanto esperávamos o mercado estabilizar, iniciamos um processo de olhar para dentro. Foram dois anos de planejamento e em 2022 começamos com uma consultoria especializada que nos guiou até a nova abertura para franquias”, conta o sócio Rafael Machado.

Divulgação