Queda de Cabelo e Covid 19

Um dos sintomas da Covid19 persistente (ou chamada de longa duração) que mais chama a atenção é queda de cabelo. Segundo uma pesquisa intensa, publicada na plataforma MedRxiv, realizada pelas universidades da Suécia, Estados Unidos e México, com vários estudos apresentados e que envolveram 48 mil pacientes, concluiu que os sintomas mais comuns são: Fadiga (58%), dor de cabeça (44%), dificuldade em manter a atenção (27%), queda de cabelo (25%) e falta de ar (24%). Dos pacientes que foram infectados pelo coronavírus, 80%¨apresentaram um ou mais sintomas a longo prazo.

A Covid 19 Persistente é assim chamada por apresentar uma condição que pode durar semanas ou até meses, logo depois do início da infecção, podendo inclusive apresentar outros sintomas que anteriormente não se manifestou no paciente. Apesar de já existirem diversos estudos acadêmicos sobre o tema, ainda não há um consenso, uma vez que as causas, duração e tratamento não estão definidos.

A Dra. Mariana Paixão, médica dermatologista, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologista) e da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) – diz que ela, assim como os demais dermatologistas, tem observado com maior frequência o aumento das queixas de queda de cabelo nas pessoas que tiveram a infecção da covid19.

-“Essa queda de cabelo não é um evento específico da Covid, pois esse evento chamado de Eflúvio Telógeno agudo, está associado a qualquer tipo de infecção ou alguma situação que tenha gerado estresse no organismo da pessoa.”- Diz a médica.

Os dois tipos de queda de cabelo, associados com a Covid19 persistente são: Alopecia Areata, que é a queda repentina de cabelo apresentando falhas em formas circulares, envolvendo o sistema imunológico e tendo como causa o estresse grave, além da predisposição genética e o Eflúvio Telógeno, condição em que o cabelo cai de maneira difusa devido à experiências estressantes.

Divulgação