Quase metade dos viajantes brasileiros planejam a próxima viagem com um a quatro meses de antecedência, segundo Booking.com

Uma viagem não começa só no dia de chegada no destino. São dias, semanas e, às vezes, meses de planejamento, para que as férias sejam muito bem aproveitadas, o que inclui ler sobre lugares, comprar passeios, selecionar as opções gastronômicas, organizar gastos, separar documentos e reservar as melhores acomodações. Por isso, buscando entender o comportamento do viajante no período do planejamento de uma viagem, a Booking.com realizou uma pesquisa que revelou motivações e hábitos de viagem para 2023.

De acordo com o levantamento, 44% dos viajantes brasileiros começarão a planejar a próxima viagem com um a quatro meses de antecedência, e um número parecido (43%) indicou que pretende aproveitar o planejamento e o momento antes da viagem até mais do que a viagem em si. Em relação às reservas, a pesquisa mostra como o brasileiro aprecia a etapa de planejamento: nove em cada dez viajantes (89%) afirmam aproveitar a experiência de reservar suas viagens, número bem superior à média global de 73%.

Em relação aos dispositivos utilizados para planejar as férias, os viajantes do país estão cada vez mais tecnológicos: 51% utilizaram aplicativos de smartphones em sua última viagem, 48% utilizaram websites em telefones celulares e 46% usaram computadores. Por outro lado, apesar de toda tecnologia disponível, as melhores fontes de informação para dicas de viagem ainda são os conselhos de família e amigos (49%), seguidos de sites de reservas de viagem, como a Booking.com (45%).

Divulgação