Quais revestimentos que não devem ser usados em áreas externas?

Para começar uma reforma ou construção em áreas externas, uma das principais dúvidas que surgem é qual revestimento deve ser usado. Considerado um dos primeiros itens que constroem o ambiente externo, o contato com a chuva e exposição ao sol são as principais causas que podem interferir na durabilidade do revestimento. Por isso, o mais indicado é optar por modelos que sejam impermeáveis e resistentes a intempéries. A segurança dos moradores também está em jogo, isso porque um piso muito liso em contato com a água da chuva fica escorregadio, provocando graves acidentes. Assim, a escolha pede atenção não apenas devido a durabilidade e estética, mas também pela usabilidade nos ambientes. “Para áreas externas, o mais indicado são peças impermeáveis, como cerâmicas e porcelanatos. Esse material não danifica em contato com chuva e sol e ainda garante maior segurança para quem passa. O indicado é escolher peças antiderrapantes com o coeficiente de atrito deve ser superior a 0,5”, revela Gisely Oliveira, diretora da Stacatto. Quer saber que pisos não utilizar na área externa? Anote aí:

Cerâmicas e porcelanatos com baixo coeficiente de atrito
Como a Gisely Oliveira, da Stacatto, frisou, é importante ficar atento ao coeficiente de atrito das peças, isso o índice mede a resistência ao escorregamento dos revestimentos cerâmicos. Ou seja, quanto maior o coeficiente de atrito, maior será a resistência ao escorregamento.

Piso Vinílico
Embora que, seja um revestimento tenha durabilidade de 15 até 20 anos, não é indicado para áreas externas. Já que não pode ficar exposto ao sol, pois pode desbotar, manchar ou até mesmo deformar a peça. Porém, para áreas internas, além de beleza também traz praticidade para o dia a dia, pois é fácil de limpar, ele pode ser lavado com uma vassoura ou pano úmido com detergente para remover a sujeira.

Piso Laminado
Outro revestimento que deve ficar longe das áreas externas é o piso laminado. Isso porque para mantê-lo conservado, é preciso impedir o contato com o sol porque os raios solares que causam o desgaste da estrutura do piso e provocam manchas na superfície, alterando a cor e causando a troca do piso na região afetada. Esse tipo de revestimento também não deve ter contato com água porque o líquido pode infiltrar pelo piso e causar o seu descolamento ou estragar. Porém, para áreas internas é uma ótima escolha, já que oferece como beleza, fácil manutenção, limpeza prática e tem conforto térmico.

Divulgação