Projeto para instalação de corredores ecológicos é aprovado na CMA

Por unanimidade, os vereadores de Aracaju aprovaram um projeto de lei que prevê a implantação de corredores ecológicos durante a execução de obras e serviços em estradas, rodovias e até na zona urbana. A intenção é preservar e proteger a fauna e flora por meio da locomoção segura de animais selvagens e outros bichos. A iniciativa é do vereador Soneca (PSD).

De acordo com o autor do projeto, a instalação do corredor ecológico deve ocorrer durante o cronograma de construção de novas estradas e rodovias, ou seja, pode ser algo temporário desde que assegure a locomoção dos animais dentro do período de execução daquele novo serviço ou obra.

“Importante destacar que os corredores são destinados exclusivamente ao uso livre da fauna quando da circulação dos bichos em seu meio ambiente natural, assim jamais deve servir para passagem de seres humanos e outros fins”, explicou Soneca.

O PL foi apresentado depois do elevado índice de mortes por atropelamento de animais nos últimos anos. “Quem já foi a Salvador pela linha verde já viu esses corredores ecológicos, ali é uma área de preservação da fauna. É algo parecido que queremos introduzir em alguns pontos de Aracaju”, explicou.

Aprovado em primeira discussão, o projeto tem mais duas votações para análise de eventuais emendas e redação final, antes de chegar ao executivo para sanção do prefeito. Além de unânime, a iniciativa foi bastante elogiada e muitos vereadores subscreveram o projeto de autoria de Soneca.

Divulgação