Projeto Borracha Nativa – Mercur alia responsabilidade ambiental e conhecimentos tradicionais da Amazônia

Desde 2010, a Mercur se relaciona de forma sustentável com as populações tradicionais e originárias da Terra do Meio (Altamira, PA), por meio do Projeto Borracha Nativa, que visa a (re)construção da cadeia sustentável da borracha e a promoção de condições sustentáveis de produção florestal.

Com o povo indígena Xipaya desenvolveu, a partir dos conhecimentos ancestrais do tecido encauchado, o material necessário para a nova linha de bolsas, carteiras e mochilas impermeáveis da Bossapack, chamada Ipá Tiá (leite da árvore, ou látex), lançada no último dia 01 de outubro, no Rio de Janeiro. As bolsas e mochilas são feitas com tecido 100% algodão, impermeabilizado por meio do encauchado, popularmente chamado os tecidos impregnados de látex natural.

A Bossapack, situada no Rio de Janeiro, é uma empresa de mochilas urbanas com foco na mobilidade e desenvolveu seus produtos a fim de representar a cultura brasileira, incentivar a produção local como forma de geração de trabalho e renda nas comunidades, trabalhar colaborativamente com artistas, designers e artesãos e ser sustentável.

A parceria com a Mercur se deu a partir dos tecidos encauchados testados e coproduzidos nas comunidades de povos tradicionais e originários. Para a confecção das bolsas, carteiras e mochilas a Bossapack fornece o tecido de algodão cru e recebe das comunidades o mesmo tecido impermeabilizado (encauchado) colorido com os pigmentos naturais. As cores coral e amarela são do Urucum com tratamentos diferentes. O Jenipapo gerou três cores: areia, azulado e o preto. Todo o trabalho é realizado artesanalmente, respeitando o tempo de produção e do meio ambiente.

Divulgação