Programa japonês de educação nutricional contribui para vida mais saudável

A alimentação saudável é fundamental para a saúde, para manter o bem-estar e a qualidade de vida. Mas afinal, o que é alimentação saudável? Cada pessoa tem necessidades específicas dependendo de sua idade, estilo de vida, cultura e dos desafios que enfrenta no dia a dia. Criado no Japão, em 2003, pela Ajinomoto, o programa de educação nutricional “Alimentação para vencer – Kachimeshi®” incentiva a alimentação equilibrada e saborosa para proporcionar a nutrição adequada às demandas da população em geral, incluindo atletas de alta performance.

Atletas, aliás, foram os primeiros beneficiados. A partir dos conhecimentos de alimentação e aminoácidos da empresa, o programa foi inicialmente desenvolvido para ajudar os atletas olímpicos japoneses a serem mais competitivos, atingindo o condicionamento adequado para as competições.

“Porém, ele se destina a todos que querem superar algum obstáculo no qual a alimentação tenha papel fundamental, como, por exemplo, melhorar a alimentação, auxiliar na longevidade, ganhar massa magra e garantir o consumo de todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo”, explica a gerente de estratégias em Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, Marilia Zagato.

A base do conceito está na difusão de conhecimento sobre os benefícios dos grupos alimentares e como utilizá-los na composição de refeições nutricionalmente equilibradas, garantindo o aporte adequado de nutrientes. E quando as necessidades são maiores, os extra nutrientes são adicionados à alimentação, atendendo ao que o corpo precisa naquele momento. Esses extra nutrientes podem vir da adição de alimentos ou de suplementos alimentares, como suplementos de aminoácidos.

Divulgação