Profissionais da SBGM são destacadas no Prêmio Mulheres Raras 2021 do Instituto Vida Raras

O anúncio foi feito em transmissão online pelo canal do youtube da Instituição e nas redes sociais do Instituto Vidas Raras. A médica associada da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Raquel Tavares Boy da Silva foi uma das vencedoras na categoria Profissional da Saúde.

“Forte, solícita, um coração que não cabe nela. Inteligente e desbravadora. Nós nos sentimos tão privilegiados por poder premiar uma mulher tão icônica como ela”, descreveu a organização do evento.

Raquel Boy é médica geneticista, profa da UERJ, responsável pelas atividades de Genética Médica no Hupe – UERJ há 25 anos, membro titular do Comitê de Direitos Humanos das Pessoas com Doenças Raras do Estado do Rio de Janeiro. A médica associada da SBGM, Rayana Maia, foi também agraciada na categoria Profissional da Saúde.

“A indicação, na verdade, foi uma verdadeira surpresa. Encontrar minha missão de vida junto às pessoas com doenças raras diariamente. É uma realização enquanto pessoa e profissional poder ajudar as famílias a chegar a um diagnóstico, enfrentar a batalha que é ser raro e pode celebrar cada conquista”, afirmou.

Médica geneticista com residência e mestrado pela USP-RP e título de especialista pela SBGM. Atua no Hospital Universitário Alcides Carneiro como médica assistente e preceptora das residências. É docente da UFPB. A primeira etapa da premiação foi a indicação das mulheres por categoria que se destacam em diversas áreas de atuação envolvendo Doenças Raras. A segunda parte deu-se através de votação popular online em plataforma isenta com a escolha de uma das três indicadas por categoria. As indicações foram feitas pelo coletivo Aliança Rara – Aliança Brasileira de Associações e grupos de apoio a pessoas com doenças raras. Foram 83 representações que preencheram os formulários indicando as mulheres em cada uma das 16 categorias. A votação teve início no dia 26 de novembro até o dia 8 de dezembro. A solenidade de premiação pode ser conferida no link https://www.youtube.com/watch?v=-PeCz4-x-NI

Divulgação