Prefeito Edvaldo Nogueira perde por W.O na eleição da Câmara Municipal de Aracaju

Aconteceu na tarde de hoje, a tão aguardada eleição da Câmara Municipal de Aracaju para o biênio de 2023-2024. Não se falava em outra coisa nos bastidores e porões da política aracajuana, votação essa de extrema relevância para os rumos da política de Sergipe del-Rei para os próximos anos.

A votação que ocorreu em chapa única, sagrou a vitória da chapa comandada por Ricardo Vasconcelos, vereador de primeiro mandato que não é mineiro, mas comeu pelos cantos desde o dia primeiro do seu mandato. O vereador estreante teve apoio do experiente e vivido Nitinho Vitale que articulou os agentes políticos e movimentou as peças em prol do seu escolhido. Muitas outras considerações podem ser feitas por ora, mas quero nesse momento pontuar a amarga derrota do prefeito Edvaldo Nogueira, que até tentou ensaiar uma reação, mas desistiu de pronto, quando viu que sequer conseguiria montar uma chapa para concorrer. O que explica, o prefeito de Aracaju, que sempre se gabava publicamente de ter em seu controle, uma base sólida de vereadores ao seu lado, não conseguir reunir 5 vereadores em seu favor? Essa é uma pergunta retórica, formule você mesmo sua resposta, guardo a minha a sete chaves.

A Câmara hoje deu um passo importante para sua independência, novos ares estão soprando na Câmara Municipal de Aracaju, a saber ainda se essas novas sementes plantadas frutificarão mais a frente. Em verdade, ganha o povo aracajuano, pois, o puxadinho do prefeito acabou de ruir. Espero eu que nessas ruínas, sejam construídas a base para um novo poder legislativo, deixando claro que o atual prefeito e qualquer outro que esteja na cadeira da prefeitura nos próximos anos, precisa olhar para a casa do povo, não com desdém, mas com respeito e consideração pelos vereadores que ali estão. Fica a dura lição, que Edvaldo Nogueira e outros gestores aprendam em definitivo o que diz a canção do Nobel de literatura, Bob Dylan que cantou:

“Venham, senadores, deputados, por favor, escutem o apelo
Não fiquem parados no vão da porta
Não congestionem o corredor
Pois aquele que se machuca será aquele que nos impediu
A batalha enfurecida lá fora
Logo irá balançar suas janelas e derrubar suas paredes
Porque os tempos, eles estão mudando”.

Prof. Leonardo Lisboa Comentarista político