Pós-festividades de fim de ano: Como manter a saúde bucal em dia?

As festas de final de ano são uma ótima oportunidade para descansar, relaxar e passar um tempo com os amigos e a família. No entanto, é importante não esquecer os cuidados com a saúde da boca durante esses dias. Beijar desconhecidos, alimentação desregulada, falta de hidratação e beber bebidas alcoólicas em excesso pode aumentar o risco de vários problemas bucais. A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde explica que é importante manter uma boa higiene oral. Além disso, evite fumar e beber em excesso. Não descuide da hidratação. Se for beijar muito, previna-se, capriche na higiene antes e depois dos eventos.

Há um reconhecimento crescente de que não podemos ignorar nossas bocas e esperar um corpo saudável. Cerca de 300 doenças e condições estão ligadas de alguma forma à saúde bucal – desencadeando alguns problemas e piorando outros. A boa notícia é que, fazer escolhas certas em termos de prevenção pode ajudar a manter sua boca saudável – e seu corpo também.

Uma pesquisa nacionalmente representativa com mais de 2.100 pessoas com idades entre 50 e 64 anos descobriu que mais de um terço desenvolveram problemas dentários que os levaram a faltar ao trabalho ou sofrer com dor, dificuldade para comer ou outros problemas de saúde. Cerca de dois terços foram submetidos a um check-up odontológico, mas quase um quarto não procurou atendimento odontológico preventivo em pelo menos três anos.

Divulgação