Plantio de abóbora: agricultor adota quatro pilares de cultivo e atinge recorde de produtividade em Minas Gerais

Uma das coisas que os produtores mais buscam na agricultura é a famosa “receita para o sucesso”, que representa um conjunto de medidas e procedimentos a serem adotados para o êxito do cultivo em uma lavoura. Trazendo a cultura de abóboras como exemplo, um agricultor mineiro seguiu quatro pilares em busca de melhores resultados em sua propriedade e não somente alcançou esse objetivo, mas também atingiu um recorde de produtividade dessa cucurbitácea. Os pilares são baseados em preparação do solo, adubação, escolha de produtos e genética de ponta e manejo profissional.

Apostando na produção da variedade japonesa Takayama F1, da linha Topseed Premium da Agristar do Brasil, o agricultor Matheus Moreira, da cidade de Bocaiúva (MG) “arregaçou as mangas” para provar que é possível obter ótimos resultados com o híbrido em pequenas áreas de plantio.    

Moreira conta que conseguiu elevar a produtividade da sua plantação em mais de 40%, sem renunciar ao sistema de gotejamento. Além da produção recorde, ele ressalta que conseguiu atingir um preço muito satisfatório após o cultivo.

“Nosso próprio recorde aqui foi pouco mais de 22 toneladas em uma lavoura de 2019, ou seja, com esse resultado chegamos à marca de 33 toneladas por hectare no gotejamento, 40% superior ao nosso antigo recorde”, compara.

O sucesso foi tanto que o produtor, que também apresenta o seu trabalho no canal “De produtor para produtor”, no YouTube, detalhou como foi todo o processo, desde o cuidado com o solo até a colheita do híbrido, elencando os quatro pontos estruturais que foram os pontos-chave para se chegar ao recorde: preparação do solo, adubação, manejo profissional e, principalmente, a escolha de produtos e genética de ponta. Nesse último momento, entra em cena um fator fundamental: a escolha da semente.

Divulgação