Permissionários apresentam projeto para recuperação do Mercado Público de Porto Alegre

A Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) apresentou à Prefeitura de Porto Alegre, nesta terça-feira (9), um projeto de recuperação do prédio e reabertura do segundo andar. Na proposta, os mercadeiros propõem arcar com os valores necessários para as obras e, em troca, assumiriam a administração do prédio por 25 anos.

A Ascomepc entregou ao prefeito Sebastião Melo o estudo de pré-viabilidade que contempla as obras previstas para revitalização do prédio.

O projeto prevê, entre outras coisas, a reforma do patrimônio arquitetônico, adequação das instalações logísticas e do sistema de gestão de resíduos, implementação de sistema de energia fotovoltaica, estruturação de espaço de usos múltiplos e coworking, espaço do turismo, cozinha-escola e melhorias no entorno e nas calçadas.

“Fizemos esse estudo de maneira séria, cercados pelos melhores profissionais, para que a prefeitura não tivesse nenhum problema. Nesse projeto, mostramos que o Mercado não é só um equipamento. Ele tem vida, tem histórias”, disse Adriana Kauer, presidente da associação.

Adriana destacou, ainda, que o projeto busca entregar o Mercado Público reformulado à população e por um custo inferior ao apresentado em editais anteriores.

Divulgação