Pequenos industriais podem acelerar vendas com antecipação de recebíveis

Antes encarada apenas como um instrumento para desafogar as contas do mês e garantir capital de giro para o negócio, a antecipação de recebíveis agora está sendo vista pelos pequenos industriais que utilizam o ERP da iCertus, fintech que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimos a juros baixos, como ferramenta de aceleração de vendas.

Felipe Varejão, diretor de Vendas e Sucesso do Cliente da iCertus, explica que, embora a antecipação de recebíveis seja um ato financeiro e contábil, 25% do tempo de venda é de negociação de prazo e valor de pagamento. “A partir do momento em que nosso cliente antecipa um recebimento conosco, aceita a forma de pagamento que o comprador tem disponível e economiza um tempo considerável para vender mais, sem precisar aumentar o quadro de vendedores”, aponta.

Varejão ainda ressalta que a taxa de antecipação cobrada pela iCertus é bem menor do que o desconto oferecido pelo industrial para pagamento à vista. “Há casos de clientes que o desconto costuma ser de 12% a 15%, enquanto a taxa de antecipação é muito mais barata que isso”, detalha.

De acordo com o executivo, este movimento foi gerado pelos próprios clientes da iCertus e proporcionou um crescimento de 300% nas antecipações de recebíveis em 2021 e um aumento de aproximadamente 500% no último trimestre do ano passado.

Diante desse aumento na demanda por antecipação de recebíveis, Varejão adianta que a iCertus vai lançar uma aplicação para oferecer educação financeira para os clientes demonstrando, por exemplo, que essa forma de comercialização utilizando a antecipação como um gatilho para acelerar vendas permite que ele compre melhor, pois oferece mais disponibilidade de caixa para aumentar os estoques e fazer pequenos investimentos por ter capital de giro de uma forma muito mais eficaz com recursos próprios e de uma forma totalmente desburocratizada.

Divulgação