Pedra Agroindustrial investe em tecnologia e inova na gestão de pessoas

A Pedra Agroindustrial, grupo sucroalcooleiro, que atua há mais de 90 anos no mercado de etanol, açúcar e energia elétrica, acaba de implementar um novo sistema de gestão de pessoas com o objetivo de modernizar e melhorar a relação de seus funcionários com a área de Recursos Humanos. Para unir os desafios da companhia e das 4,5 mil pessoas que a integram, a Pedra escolheu a plataforma SAP SuccessFactors, que oferece uma gestão completa e estratégica da área de RH, e a Intelligenza, que além de implementar a solução, concede ampla consultoria para enxergar as melhores possibilidades da ferramenta. Na prática, o SAP SuccessFactors é uma plataforma que fornece ampla gama de recursos desde a digitalização dos processos de busca e seleção de candidatos à admissão e frentes de treinamento e desenvolvimento profissional. São diversos módulos que atuam na melhoria da rotina de recrutamento, desempenho, remuneração, aprendizado, sucessão e desenvolvimento. A partir dos dados concedidos pela ferramenta, os gestores se aproximam mais das equipes e conseguem atuar com mais visibilidade e assertividade. Para os funcionários, a digitalização das informações permite o acesso rápido e ajustes de dados pessoais, a execução de autosserviços, solicitações de declarações e status de treinamentos.

Para Claudinei José Nogueira, gerente de RH da Pedra Agroindustrial, a nova plataforma representa uma mudança cultural na companhia, uma vez que possibilita a atuação mais efetiva e participativa de todos os funcionários, cargos de gestão, coordenação e gerência. “É um vasto ecossistema de ferramentas que permitiu uma comunicação multilateral, incentivando a evolução contínua da qualificação profissional. Por meio da plataforma, que é bastante amigável, e do acesso fácil por parte do colaborador, a interação do funcionário com o RH melhorou substancialmente”, acrescenta o executivo. O processo de implantação na Pedra Agroindustrial durou cerca de dois anos e foi concentrado na integração das necessidades da companhia com as ofertas do novo sistema SAP. Foi preciso unir as três unidades da empresa, a área de gestão de pessoas e todos os colaboradores. “Nossa expectativa se volta agora para o gerenciamento desse projeto, visando garantir todos os benefícios da ferramenta para os colaboradores. Já conseguimos sentir, mas no futuro iremos também medir o aumento da produtividade e da satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho”, comenta Ricardo Alexandre Silva, Gerente do Centro de Serviço Compartilhado (CSC) da Pedra Agroindustrial.

Divulgação