Patrocinadora ‘recoloriu’ a Cruz de São Jorge, que na bandeira do país é vermelha sobre fundo branco

A Nike está sob críticas até de líderes políticos como o primeiro-ministro Rishi Sunak após a apresentação das novas camisas da seleção inglesa de futebol, em que a Cruz de São Jorge, principal elemento da bandeira nacional, aparece em uma combinação de roxo, azul, preto e vermelho. Na bandeira da Inglaterra, a cruz é vermelha sobre um fundo branco. Ao lançar os novos uniformes, a patrocinadora da seleção explicou ter feito “uma atualização lúdica da Cruz de São Jorge na gola da camisa, com o objetivo de unir e inspirar” – mas o resultado foi o oposto, gerando uma crise de imagem.

Desde segunda-feira (18), quando o kit foi divulgado pelas redes sociais, a Nike enfrenta uma revolta nas redes sociais, críticas abertas na imprensa e ameaça de boicote de seus produtos. Keir Starmer, líder do partido Trabalhista, que está à frente nas pesquisas para se tornar primeiro-ministro, foi um dos que pediu à Nike para voltar atrás. Na manhã de hoje, Rishi Sunak declarou que prefere a bandeira original.

Divulgação