Palestras discutem avanços em Genética Médica e áreas relacionadas

No primeiro dia de programação do XXXIV Congresso Brasileiro de Genética Médica, especialistas discorreram sobre avanços e desafios da área, destacando a importância da genética em diversos aspectos da medicina.

Na Conferência de Abertura, coordenada por Rodrigo Ambrósio Fock, os participantes puderam explorar como a era genômica tem transformado a prática clínica, com destaque para o uso de informações genéticas e genômicas no diagnóstico mais preciso e tratamentos personalizados. Juan Clinton Llerena Junior, convidado especial, compartilhou conhecimentos sobre a importância da atuação clínica na oferta de diagnósticos mais precisos e tratamentos adequados às necessidades individuais dos pacientes. Segundo o palestrante, a atuação clínica é fundamental para oferecer aos pacientes diagnósticos mais precisos e opções de tratamento mais adequadas às suas necessidades individuais. Em sua fala ele ressaltou o trabalho importante desenvolvendo na SBGM, de levantamento de dados relativos a doenças raras.

“É um estudo muito importante porque ele é um embrião possível de um registro nacional de doenças raras e nós hoje podemos realmente considerar que veio para ficar. Então existem inúmeros problemas relacionados à dinâmica, entretanto o serviço já começa a trabalhar catalisando as doenças raras através do sistema de regulação de vagas”, afirmou.

Divulgação